Vou iniciar minha carreira no Direito. E agora?

Vou iniciar minha carreira no Direito. E agora?

Iniciar a carreira no Direito pode ser tão ou mais desafiador do que a escolha de seguir essa área de formação. Muitas vezes, quando se escolhe uma graduação, não se sabe exatamente todas as possibilidades de atuação que ela proporciona.

Durante todos os anos de curso, se tem contato com muitos conhecimentos em diferentes áreas, porém para muitos a visão real da atuação não fica clara. Quando se coloca o pé fora da sala de aula e dentro do mercado de trabalho é que de fato surgem as dúvidas. Dúvidas sobre como iniciar a carreira, em qual área e setor, como dar continuidade nos estudos, entre outras.

Para colaborar com os que pretendem iniciar a carreira no Direito, vamos falar um pouco sobre as principais áreas relacionadas e algumas informações sobre elas.

Advocacia

Escolhendo a advocacia, o ingressante na carreira no Direito pode atuar nas seguintes áreas: civil, ambiental, administrativo, comercial, consumidor, contratual, propriedade intelectual, tributário, arbitragem internacional, criminal, previdenciário, entre outras.

Para a atuação como advogado é preciso passar no exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). É um exame considerado disputado, principalmente pelo fato de que o curso de Direito é um dos que mais formam profissionais todos os anos.

Normalmente, quem está iniciando na carreira no Direito na área da advocacia começa atuando como advogado em escritórios de terceiros, porém nada impede de atuar individualmente ou abrir um escritório próprio.

Carreira Acadêmica

O bacharel em Direito pode atuar em instituições de ensino superior, lecionando disciplinas relacionadas ao Direito. Para esse tipo de atuação é preciso, após a graduação, se especializar. A maioria das instituições requer, no mínimo, mestrado.

Carreiras públicas

Para ingressar nas carreiras públicas na área do Direito é preciso prestar concurso e eles são muito disputados. Muito estudo e dedicação são necessários para quem quer ingressar nesse tipo de carreira no Direito. Dentre os principais cargos estão: promotor, juiz, desembargador, delegado, procurador.

O alto salário é um dos principais motivadores do ingresso nesse tipo de carreira. O mais importante ao buscar entender qual área do Direito e qual atuação é a mais indicada para cada um é descobrir as habilidades e gostos. Altos salários podem, e são de fato, ser atrativos, porém se sentir feliz e realizado com a atuação na carreira no Direito também é fator primordial.

Pensando assim, muitos, ao saírem da graduação, têm optado por se especializar em alguma área, primeiramente por meio de uma pós-graduação, antes de fazer a escolha sobre sua atuação. Conhecer melhor a área escolhida pode ser um bom caminho para o sucesso.

A EPD pode ajudar

Considerada a Casa do Direito, a EPD oferece cursos de Pós-Graduação em todos os ramos do Direito, com opções presenciais e online. Além disso, você pode degustar os cursos a distância gratuitamente por sete dias para ver se é do seu agrado antes de realizar a matrícula de fato. Clique aqui e escolha o seu agora mesmo.

Vale também continuar seguindo as postagens diárias aqui no Blog e nas redes sociais da EPD para ver conteúdos e dicas relacionados ao universo do Direito.