MBA em Gestão Estratégica na Advocacia

Em uma economia cada vez mais globalizada, competitiva e complexa, na qual estão inseridas as entidades empresariais e os profissionais que as conduzem, dentre os quais destacamos os que atuam na área jurídica, a busca por uma gestão que possibilite uma atuação que traduza em suas práticas um elevado nível de flexibilidade e adaptação e que, ao mesmo tempo, favoreça a criação de valor, resultando em uma vantagem competitiva sustentável, torna-se fundamento sobre o qual as estratégias são definidas, as decisões tomadas e os resultados alcançados.

Neste contexto, a proposta do curso de MBA em Gestão Estratégica na Advocacia oferecido pela EPD objetiva capacitar os gestores que atuam no segmento jurídico com conhecimentos e habilidades específicas da gestão empresarial visando o alcance de um desenvolvimento sustentável através de ações efetivas com foco no planejamento, gerenciamento e controle das diversas dimensões de suas atividades dentre as quais, destaca-se a estratégica em suas dimensões: econômica, financeira e operacional, possibilitando ao gestor, advogado ou administrador, estabelecer metas, bem como, manter um sistema ágil e eficiente de mensuração, monitoramento e controle dos processos, visando assegurar o alcance contínuo da eficácia empresarial.

 

Professor Gustavo Rodrigues Ortega
Coordenador do MBA em Gestão Estratégica na Advocacia

Proporcionar um curso que favoreça a aquisição dos conhecimentos e habilidades, especialmente voltados para a Gestão das Atividades Jurídicas no contexto dos Departamentos Jurídicos Corporativos ou das Sociedades de Advogados.

Específicos

1. Conceitos e técnicas da Administração Estratégica com foco na construção de cenários voltados para a gestão das atividades jurídicas utilizados como instrumentos para a elaboração de um modelo e processo de negócios voltados para atender ás especificidades dos Departamentos Jurídicos Corporativos e das Sociedades de Advogados, especificamente voltados para o alcance de um posicionamento competitivo e sustentável, alinhando as operações aos processos, tanto internos, quanto externos.

2. Utilização de diversos instrumentos e práticas de gestão empresarial no ambiente jurídico com o objetivo de alcançar o uso eficiente dos recursos disponíveis nessas entidades, tais como: gestão estratégica de pessoas, gestão financeira e de custos, formação de preço de venda dos serviços, planejamento do marketing jurídico, uso da tecnologia da informação nos processos e operações jurídicas, visando alcançar um nível de eficácia empresarial superior através do monitoramento efetivo do negócio, bem como do processo decisório.

3. Apresentação, teórica e prática, de um visão sistêmica para condução e gerenciamento da governança corporativa empresarial, da responsabilidade socioambiental, bem como de temas relevantes que contribuam para um crescimento sustentável dos negócios, além de uma comunicação sempre mais eficiente com os diversos públicos usuários das informações (internos e/ou externos).

4. Disponibilização de casos práticos e conhecimentos necessários à construção de conhecimentos e habilidades voltadas para a formação de um profissional cada vez mais integrado ao processo de tomada de decisões respeitantes a processos que envolvam atividades complexas, racionalizando e controlando os diversos riscos envolvidos.

Justificativas

Tema recorrente no meio empresarial é o crescente aumento na complexidade da gestão de serviços jurídicos advinda, especialmente, com a intensificação da globalização dos mercados e das economias, o que tem provocado uma mudança, de forma crescente e contínua, na atuação de advogados e administradores legais. Alguns aspectos anteriormente com menor relevância no contexto de suas atuações, tais como: gestão estratégica, financeira, de pessoas e operações, torna-se um poderoso instrumento para dar maior solidez às práticas de suas diversas atividades. Para o advogado que milita na área empresarial, especialmente, o curso complementa sua formação jurídica, mediante o estudo e a aplicação das diversas práticas da gestão contemporânea;

Os conceitos da Administração Legal, bem como os processos que a compõe, têm evoluído rapidamente ao longo dos últimos anos e ganhado, cada vez mais, importância numa economia globalizada. A necessidade de transparência, a confiança e o uso adequado dos recursos disponíveis têm se tornado um desafio mais percebido e exigido do ambiente jurídico. Desta forma, uma visão integrada e sistêmica das atividades jurídicas, no contexto da Administração Legal, torna-se fundamental para exercício profissional que busque continuamente um aprimoramento constante e uma sólida e competitiva carreira num mercado cada vez mais globalizado.

Como diferenciais, o curso aborda a Administração Legal numa perspectiva sistêmica e trata de temas específicos e de grande atualidade como os diversos aspectos de gestão dos recursos disponíveis; a implantação de princípios de governança e práticas negociais sustentáveis; com crescentes implicações dessas mudanças na rotina das empresas, dos negócios e, particularmente, dos profissionais. O curso também é voltado para atender aos profissionais que, embora não tenham graduação em Direito ou mesmo em Administração, necessitem de conhecimentos específicos no âmbito da Administração Legal.

- Advogados, bacharéis em Direito, administradores e demais profissionais que atuem, direta ou indiretamente, em Sociedade de Advogados;
- Profissionais que atuem em departamentos jurídicos de suas empresas;
- Executivos que desejem desenvolver competências na área;
- Empreendedores que pretendam iniciar uma atuação profissional na área de Administração Legal;
- Docentes que desejem aprofundar seus conhecimentos;
- Graduados que buscam ampliar as oportunidades no mercado de trabalho.

Coordenadores

- Doutorando em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul;
- Mestre em Controladoria e Contabilidade Estratégica;
- Especialista em Finanças Corporativas e em Controladoria pela Fundação Álvares Penteado;
- Bacharel em Ciências Contábeis;
- Professor, Pesquisador e Conferencista com atuação em diversas Instituições de Ensino Superior nas áreas de Gestão e Estratégia Empresarial, Controladoria Estratégica;
- Experiência Profissional Adquirida em empresas Multinacionais de Grande Porte;
- Membro do Ministério Público do Estado de São Paulo – MPSP.

Docentes e Conferencistas

- Bacharel em Administração de Sistemas de Informação pela UNIBERO.

- Advogado, consultor, professor e pesquisador em negócios jurídicos, especializado e direito empresarial;
- Mestre em Direito Norte-Americano e em Jurisprudência Comparada pela New York University School of Law;
- Pós-Graduado em Administração, Economia, Gestão de Serviços Jurídicos e Law & Economics pela FGV-SP;
- Experiência profissional adquirida em diversas instituições, tais como: Unisinos/RS; Escola Paulista de Direito (EPD); Fundação Getúlio Vargas (FGV); Demarest e Almeida-Advogados; Sullivan & Cromwell;
- Fundador do Centro de Estudos de Administração de Escritórios de Advocacia e Departamentos Jurídicos-CEAE; Membro: Comissão Especial de Departamentos Jurídicos da OAB/SP, IASP, IDSA, IBGC e FDJUR;
- Integrante e conselheiro de inúmeras instituições, no Brasil e no Exterior, tais como: FIESP, Fecomércio/SP,CRA, IBA, ABCNY, CESA, IDSA, IBEF, ABPI, ASPI;
- Autor, coordenador e co-autor de várias obras publicadas sobre direito societário, empresarial e gestão jurídica.

- Especialista em Direito Empresarial pela EPD;
- Professora das áreas de Direito Empresarial e Metodologia Jurídica e do Trabalho Científico da Escola Paulista Paulista - EPD.

- Especialista em Direito e Gestão Empresarial;
- Administradora.

- Especialista em Direito e Gestão Empresarial;
- Advogado.

11.03.2017 - 15.07.2017
08:00 - 17:45
Sábados Quinzenais
02.09.2017 - 09.12.2017
08:00 - 17:45
Sábados Quinzenais
Sab, 11/03/2017 - Sab, 15/07/2017
Sábados Quinzenais
Sab, 02/09/2017 - Sab, 09/12/2017
Sábados Quinzenais

Paulo Henrique Tavares

O diferencial que me fez optar pela EPD fora determinado pelo próprio curso, a grade curricular apresentada (MBA em Administração Legal) e também, o valor do investimento financeiro atribuído a este. Trouxe para minha carreira o desenvolvimento prático que fora desenvolvido através da troca de experiências em sala de aula, assim como, a aproximação com os temas de interesse. Estudar na EPD, além de abrir novas portas, pude obter parcerias vantajosas e também, a idealização de novos métodos de trabalho.

 

Paulo Henrique Tavares

Renata Cortelline Frias

O diferencial que me fez optar pela EPD foi o conteúdo programático, que abrange os principais pilares da administração moderna como gestão de pessoas, planejamento estratégico, marketing, além, do vanguardismo em oferecer um curso de MBA voltado à advocacia, vista como um negócio, para atender às expectativas tanto de advogados atuantes em bancas, como para advogados atuantes nos departamentos jurídicos de empresa. Obtive ascensões em minha carreira após os conceitos trabalhados no curso, passei a desenvolver a análise 360º em todos os fluxos de trabalho. O curso possibilitou desempenhar com mais técnica as ferramentas de gestão, que contribuíram para implementar os indicadores de qualidade e eficiência dos diversos setores do escritório, cujos resultados fomentaram o meu crescimento no plano de carreiras da empresa. Estudar na EPD me abriu novas portas, indiscutivelmente, além do valioso networking com os demais colegas, o curso fomentou a realização de benchmark com outros escritórios do setor, cuja prática ainda não é comum em nosso meio e é extremamente enriquecedora para melhoria nos fluxos da empresa.

 

Renata Cortelline Frias

Aluna do 3º semestre do curso de MBA em Administração Legal

 

 

INVESTIMENTO PARA MATRÍCULAS 2017-2

TAXA DE INSCRIÇÃO
R$60,00 (Sessenta Reais).*

INVESTIMENTO
R$17600,00 (Dezessete Mil e Seiscentos Reais).**

CONDIÇÕES ESPECIAIS PARA MATRÍCULA****

TURMA PERÍODO NOTURNO E SÁBADOS QUINZENAIS

 
De 12/06/2017 à 01/07/2017 Desconto de 30% parcelado em 26 vezes.

FORMAS DE PAGAMENTO
Boleto Bancário com 1º pagamento à vista e os demais subsequentes com vencimentos 10, 15 ou 25 de cada mês***

PROCESSO SELETIVO

Análise curricular.

DURAÇÃO DO CURSO
18 meses.

CARGA-HORÁRIA
360 horas Presencial (3 módulos).

DOCUMENTOS PARA EFETIVAÇÃO DA MATRÍCULA
- Comprovante de pagamento da taxa de inscrição;
- Original e Cópia do diploma do curso superior ou equivalente;
- Original e Cópia do histórico escolar do curso superior;
- Cópia simples do RG e CPF - exceto CNH;
- Cópia simples do comprovante de residência;
- Currículo Vitae atualizado;
- 1 (uma) foto 3x4 recente.

PARA CANDIDATOS ESTRANGEIROS RESIDENTES NO BRASIL

- Cópia da carteira de identidade de Estrangeiro (RNE) e CPF;
- 1 (uma) foto 3x4 recente;
- Cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em Espanhol). 

PARA MAIS INFORMAÇÕES, CONSULTE NOSSA CENTRAL RELACIONAMENTO
- Telefone: +55 11 3273 3600.

- Clique aqui para contato via e-mail 

* No prazo de 48hs (quarenta e oito horas) após o pagamento da Taxa de Inscrição compareça ou agende seu comparecimento na sede da EPD para apresentar a documentação pertinente à efetivação de sua matrícula. Este valor não será devolvido na hipótese de desistência ou cancelamento da matrícula, tendo em vista que supracitado valor tem por objetivo suportar despesas administrativas, bem como não garante a vaga ou valor promocional.

** Investimento para o curso de Pós Graduação de 360 horas Presencial (3 módulos).

***Consulte outras formas de pagamento na Central de Relacionamento.

****Os descontos não são cumulativos, o aluno deve optar pela opção mais vantajosa.