O Direito Digital e 5 oportunidades na área

·

O Direito Digital e 5 oportunidades na área.
O Direito Digital e 5 oportunidades na área.

relações pessoais e de trabalhos voltados ao Digital é irreversível, à medida em que os avanços são inerentes à melhora na qualidade de vida e dos processos em todos os ramos do mercado. 

A Justiça e a advocacia, como áreas que acompanham e se adaptam às tendências sociais, também tiveram que se inserir nessa nova realidade, e é a partir daí que abriu-se caminho para o “nascimento” do Direito Digital.

O Direito Digital é um campo jurídico em constante evolução, moldado pelas rápidas transformações tecnológicas que moldam nossa sociedade. 

A revolução tecnológica tem permeado todos os aspectos de nossas vidas, desde a forma como nos comunicamos e interagimos até a maneira como fazemos negócios e gerenciamos informações. Com a ascensão das redes sociais, da computação em nuvem, da inteligência artificial e da Internet das Coisas, a interconectividade e a coleta de dados atingiram níveis sem precedentes. Essa transformação radical criou desafios legais complexos que demandam expertise especializada.

À medida que a sociedade se adapta a essa nova realidade digital, o Direito Digital emerge como um campo interdisciplinar que engloba diversas áreas do direito, incluindo privacidade, segurança cibernética, propriedade intelectual, responsabilidade civil, regulamentações de comércio eletrônico e muito mais. Os advogados e profissionais do Direito têm um papel fundamental na orientação de indivíduos, empresas e governos no uso responsável e legal da tecnologia.

Neste artigo, examinaremos cinco oportunidades que surgiram no campo do Direito Digital, oferecendo uma visão abrangente das possibilidades que estão à disposição daqueles que desejam seguir uma carreira nesse domínio em constante crescimento. Vamos explorar como o Direito Digital está moldando as práticas jurídicas, as áreas em ascensão que demandam especialização e como os profissionais podem aproveitar as oportunidades que esse campo dinâmico oferece.

O que é o Direito Digital?

Com a tecnologia presente nas diversas frentes do cotidiano das pessoas, é bastante natural que ela desencadeie, muito além das soluções que oferece, problemas, dúvidas, conflitos, interpretações, crimes e, por consequência, regulações e novas leis.
O Direito Digital chega, portanto, para resolver essas questões e assumir um papel de tutor das relações virtuais. O aumento significativo no número de aparelhos tecnológicos nos últimos anos e as projeções para mais inovação no ramo elevam os cibercrimes, as fraudes em lojas virtuais e ecommerces, vazamento de dados, entre outros.
Crescem na esteira dessa demanda as necessidades por advogados especialistas no assunto, e abre-se ainda mais o leque para as oportunidades na carreira.

Oportunidades no Direito Digital

Existe uma série de caminhos dentro do Direito Digital, mas alguns deles podem ser destacados como mais relevantes no momento:
1. Proteção de Dados
Depois de muitas idas e vindas, a LGPD entrou em vigor há pouco mais de um ano, em setembro de 2020. De lá para cá, advogados promoveram uma verdadeira corrida por atualização no assunto, que afeta pessoas e empresas no país todo.
2. Contratos
Com todo o cenário acima descrito, grande parte dos contratos teve que se adaptar para o digital. Diversas empresas e operações online, hoje, criam essa demanda.

3. Consultivo
Outras áreas do Direito acabaram por migrar para o digital, parcial ou completamente, como elementos tributários e do direito do consumidor. Por isso, aumentou-se também a demanda por juristas que auxiliem com suporte em questões legais desse tipo, principalmente com o boom das startups.
4. Contencioso
Esse item diz respeito, principalmente, a vazamento de dados por violação de aparelhos, que são impulsionados pelo alcance do virtual, e a fraudes e ofertas comerciais enganosas na internet.
5. Compliance
A partir da Lei Anticorrupção, institucionalizada no Brasil em agosto de 2013, o Compliance ganhou destaque nas empresas e, a cada dia que passa, é mais presente até mesmo em negócios de médio e pequeno porte. O crescimento de departamentos especializados também carrega consigo o aumento da procura por profissionais capacitados que tenham conhecimento no Direito Digital.

Quer se especializar?

Com o objetivo de oferecer especialização em uma área com tamanho potencial de atuação e oportunidades, a EPD oferece a  Pós-Graduação em Direito Digital , curso presencial coordenado pelos professores Rony Vainzof e Renato Opice Blum

Conheça a matriz curricular do curso:

MÓDULO 1-  ELEMENTOS DO DIREITO DIGITAL

Direito digital, proteção de dados, inteligência artificial e a constituição federal; Direito digital, proteção de dados, inteligência artificial e a constituição federal; A responsabilidade civil na internet e contratos; Crimes eletrônicos.

MÓDULO 2- DIREITO DIGITAL APLICADO

LGPD – teoria e prática; Regulação dos provedores de aplicação de internet; Propriedade intelectual nas mídias digitais; Questões tributárias no direito digital.

MÓDULO 3- TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

TIC, evidências digitais e métodos de investigação de ilícitos cibernéticos; Ethical Hacking; Blockchain; Big data, IA e IOT.

DISCIPLINAS COMPLEMENTAREs

Metodologia Científica da Pesquisa Jurídica; Didática do Ensino Superior.
Para ler mais sobre o assunto e acompanhar conteúdos relacionados, vale também continuar seguindo as postagens do Blog e das redes sociais da instituição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 respostas para “O Direito Digital e 5 oportunidades na área”

  1. […] A tecnologia vem transformando as relações sociais e profissionais e, na esteira, traz consigo problemas, conflitos e até mesmo novas modalidades de crimes. Para solucionar essas questões, vem ganhando destaque na Justiça o Direito Digital e suas diferentes vertentes.O crescimento célere no número de aparelhos, plataformas e aplicativos aumenta também a quantidade de fraudes, vazamentos de dados e, sobretudo, as dúvidas das pessoas em relação ao que pode e o que não pode dentro do ambiente virtual. Aumenta-se, portanto, a demanda por especialistas na área. Leia mais aqui. […]

  2. […] atender às demandas legais dessa transformação. É aí que entra o papel do Direito Digital.O Direito Digital, como consequência de um mundo mais virtual, vem ganhando cada vez mais espaço entre juristas e advogados com as céleres evoluções da […]

  3. […] Direito Digital é relativamente novo e, até por isso, torna-se um prato cheio para aqueles que estão em busca de […]