4 Podcasts sobre Direito

podcasts-sobre-direito

Os podcasts já são bastante populares e, com o aumento de canais e plataformas, vão ganhando cada vez mais espaço na rotina das pessoas. Muito além do entretenimento, eles podem servir como forma de se manter atualizado com notícias, informação e conteúdos específicos de uma área.

O Direito, como um dos ramos mais procurados por estudantes e com alta demanda na sociedade, é um dos grandes assuntos tratados diariamente em diversos podcasts, sejam eles exclusivos do universo jurídico ou até mesmo multitemáticos.

Para você que gosta de ouvir um bom podcast no trânsito, nas horas vagas ou até mesmo durante o trabalho no escritório, a EPD deixa quatro dicas abaixo, todas elas voltadas ao cenário do Direito.

1. Falando Direito

O primeiro da lista é produzido aqui “dentro de casa”. O Podcast Falando Direito foi criado no começo de 2020 pelo ensino superior do Grupo SEB, que, além da Escola Paulista de Direito, também conta com o Centro Universitário UniDomBosco, com a graduação e cursos de especialização.

Os episódios do Falando Direito variam entre entrevistas com grandes professores e juristas e abordagens sobre outros temas, sempre com assuntos jurídicos. Já passaram por lá, por exemplo, os Procuradores da República Artur Gueiros e Luiz Carlos Gonçalves e os ilustres professores da EPD Ricardo Castilho e Giselda Hironaka, entre muitos outros convidados.

O podcast está disponível nas principais plataformas, como Google Podcast, Spotify, Apple.

2. As Advogadas

O podcast nasceu de uma iniciativa das advogadas Mariana Gonçalves e Deborah Alcici Salomão. Nos episódios, elas tratam de assuntos mais espontâneos ligados às próprias experiências profissionais e até mesmo do período de faculdade.

Esses temas são abordados em conversas informais entre as duas nos 10 episódios disponíveis. É uma boa dica para quem ainda está na graduação ou até mesmo recém-formados com dificuldades no início da carreira. Acesse por aqui.

3. Salvo Melhor Juízo

Mais conhecido pela sigla SMJ, o podcast propõe, também com linguagem mais informal, um debate sem tanto “juridiquês”. Os convidados, na maioria profissionais de renome, conversam sobre temas da atualidade do Direito com os comandantes do programa, três amigos advogados.

O Salvo Melhor Juízo é mais um disponível no Spotify, mas também pode ser baixado para ser escutado offline.

4. Direito 4.0

Com o comando do advogado Gustavo Mirando, o Direito 4.0 tem episódios semanais, nos quais os temas tendem a ter um viés mais moderno, com tendências do mercado jurídico como: criatividade, inovação e, principalmente, o uso da tecnologia no universo do Direito e suas muitas áreas. Clique aqui para conhecê-lo melhor.

Mais opções de Podcasts sobre Direito

As dicas acima são apenas quatro de um universo repleto de opções para quem está em busca de conteúdo jurídico para ouvir. Por isso, compartilhe conosco nos comentários outros podcasts sobre Direito que você costuma acompanhar e continue seguindo o Blog e as redes sociais da EPD para mais dicas e textos.