7 dicas para escolher sua faculdade de Direito

·

imagem-do-simbolo-da-justiça-com-um-ponto-de-interrogacao
imagem-do-simbolo-da-justiça-com-um-ponto-de-interrogacao

Escolher a carreira é das tarefas mais difíceis para a maioria das pessoas. Uma vez que a escolha seja feita, saber onde cursar a graduação pode ser um desafio ainda maior. São muitas as opções de instituições que prometem os melhores cursos e oportunidades de mercado.

No Direito não é diferente, e o Brasil é um dos países com maior oferta de ensino superior na área, seja na graduação ou até mesmo em especializações. Por isso, é fundamental levar alguns aspectos em consideração no momento de tomar a decisão de em qual instituição fazer a sua matrícula. 

Diante dessa importância de escolher a melhor faculdade para fazer o curso de Direito, resolvemos trazer algumas dicas que ajudarão nessa escolha.

Como escolher sua faculdade de Direito?

Veja abaixo sete dicas para escolher sua faculdade de Direito que podem ajudar bastante. 

  • Conceito do MEC

O primeiro passo é procurar saber qual é a avaliação do curso no MEC. O Ministério da Educação leva em conta diversos critérios para dar notas às instituições, sempre com bastante exigência no que diz respeito à qualidade de metodologia, à estrutura e ao corpo docente. A nota máxima pode chegar a 5, e atualmente a grande maioria das faculdades não conseguem atingi-la.

  • Tradição e reconhecimento

O Direito, embora seja uma área em  constante atualização, ainda preza bastante pelo tradicional. As melhores faculdades da área costumam se destacar nesse aspecto e são reconhecidas em todo o país por tudo o que já fizeram pela educação no ramo ao longo dos anos, tendo mais destaque e qualidade na formação acadêmica de seus alunos.

  • Tecnologia e inovação

Como já citado é fundamental manter a essência tradicional, porém as melhores faculdades de Direito também já estão antenadas ao que há de mais moderno, principalmente na relação da inovação em tecnologia no mercado jurídico. O profissional do Direito formado, atualmente, precisa ir muito além do básico e estar em constante atualização com as tendências da área.

  • Corpo Docente

Entre as muitas características, as melhores faculdades de Direito do país são conhecidas por terem os melhores corpos docentes. Procure pesquisar sobre os professores, suas formações, especializações e, principalmente, a atuação e a experiência que eles têm no mercado de trabalho e no mundo acadêmico. Bons mestres, certamente, formam bons profissionais.

  • Estrutura

Busque saber mais sobre o campus da faculdade. Para isso, pesquise na internet, converse com amigos que já estudaram lá e, se possível, faça uma visita presencial. Um espaço físico bem estruturado é fundamental não só para as aulas, mas para o convívio com a comunidade, acesso a bibliografias importantes na biblioteca e atividades que completem os estudos…

  • Atividades extracurriculares

Bons profissionais não se formam só com aulas. É extremamente importante que a faculdade ofereça atividades fora do currículo do curso, que podem ser, inclusive, sobre outros temas. Se informe se a instituição na qual você pretende se matricular promove eventos, palestras, programas de estágio e experimentações, entre outras.

  • Networking

A carreira no Direito, além de muito estudo, exige contatos e relacionamentos com colegas, professores e profissionais que já atuam na área. Uma faculdade deve, por meio de alguns dos tópicos anteriores, oferecer condições para que o aluno forme seu próprio networking já durante a graduação.

  • Dicas bônus

As melhores instituições do Direito costumam contemplar programas de mestrado, cursos de atualização e de pós-graduação nas mais diversas áreas jurídicas. Vale checar o quanto você pode continuar seus estudos naquela mesma faculdade depois de formado e, para isso, as ofertas (de qualidade, claro) de especializações são um diferencial importante

A Escola Paulista de Direito

A EPD, Escola Paulista de Direito, contempla todos os itens citados acima. Com avaliação máxima no MEC, a instituição é referência no ensino jurídico e conta com um corpo docente de renome de  mestres e doutores.

O campus é bem completo no bairro da Liberdade, em São Paulo-SP, e promove eventos com frequência.

Além disso, oferece, não somente a graduação, como também o mestrado e cursos de pós-graduação presenciais e online.

Conheça mais sobre o curso de Direito da EPD

A Escola Paulista de Direito é o centro de excelência dedicado ao Ensino e à Pesquisa na área Jurídica, oferecendo sólida formação, baseada em valores e princípios humanistas, privilegiando as práticas de resolução de conflitos de maneira não adversarial, com foco na negociação, mediação e arbitragem.

Possibilita a atuação no Núcleo de Práticas Jurídicas desde o segundo ano do Curso, estruturado para acadêmicos, que, assistidos por profissionais especializados, atendem à comunidade e acompanham processos.

O Núcleo mantém diversos convênios para fins de estágio e aperfeiçoamento dos estudantes, que permitem o contato direto com as práticas correlatas à sua formação.

Veja algumas vantagens de estudar na EPD

  • Conceito institucional máximo no MEC e Nota 5 (máxima) no Índice Geral de Cursos do MEC
  • Corpo docente único com autores das principais obras para a formação jurídica
  • Infraestrutura com 6 mil metros quadrados voltados exclusivamente para o ensino do Direito
  • Biblioteca com mais de 30 mil exemplares de livros, revistas e outros materiais
  • Salão Nobre espaçoso e confortável para eventos e atividades especiais
  • Atividades extracurriculares com convidados ilustres no meio
  • Grade acadêmica totalmente atualizada com as principais tendências do momento
  • Localização privilegiada no centro de São Paulo (ao lado do metrô São Joaquim)
  • Possibilidade de seguir os estudos com as melhores opções de Pós-Graduação (presenciais e online)

O curso tem duração de 5 anos e a grade curricular conta com as seguintes disciplinas:

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO/APLICAÇÃO DA LEI PENAL/APLICAÇÃO DA LEI PENAl/TEORIA GERAL DA CONSTITUIÇÃO – PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS/TUTELA JURÍDICA DOS DADOS PESSOAIS E SEUS REFLEXOS CONTRATUAIS E EXTRACONTRATUAIS/LINGUAGEM E EXPRESSÃO/EDUCAÇÃO HUMANA INTEGRAL/PODERES E CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE/NOÇÕES DE GESTÃO E METODOLOGIAS ÁGEIS/DIREITO DAS OBRIGAÇÕES E RESPONSABILIDADE CIVIL/TEORIA GERAL DO DIREITO EMPRESARIAL – INSTRUMENTOS DE COOPERAÇÃO/PRINCÍPIOS DA TEORIA GERAL DO DELITO/CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO/PRODUÇÃO ACADÊMICA E DE PESQUISA/TEORIA GERAL DO DELITO/DIREITO CONTRATUAL E PROPRIEDADE INTELECTUAL/JURISDIÇÃO PENAL: DO INQUÉRITO AO PROCESSO PENAL/ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA/ESG – PAUTAS AMBIENTAIS/LINGUAGEM BRASILEIRA DE SINAIS/JURISDIÇÃO PENAL: PROCEDIMENTOS, JÚRI E RECURSOS/DIREITO PATRIMONIAL/FUNDAMENTOS DO PROCESSO CIVIL/TEORIA GERAL DA PENA/ESG – PAUTAS DE GOVERNANÇA/POLÍTICAS SOCIAIS E ANTROPOLÓGICAS – ANTIDISCRIMINATÓRIAS/CRIMES CONTRA A PESSOA, CONTRA O PATRIMÔNIO E AFINS/PROCESSO DE CONHECIMENTO/DIREITO DE FAMÍLIA E SUAS SOLUÇÕES EXTRAJUDICIAIS DE CONFLITOS/ESG – PAUTAS SOCIAIS/DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO E PRIVADO/DIREITO CAMBIAL E AS NOVAS TENDÊNCIAS DO MERCADO/FILOSOFIA E FILOSOFIA DO DIREITO/CONTRATAÇÕES E LICITAÇÕES PÚBLICAS/DIREITO SUCESSÓRIO E AS SOLUÇÕES EXTRAJUDICIAIS DE CONFLITOS/DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO/CRIMES CONTRA O COSTUME, DIGNIDADE SEXUAL, ADMINSTRAÇÃO PÚBLICA E AFINS/ESG-DESBUROCRATIZAÇÃO E EMPREENDEDORISMO/PROCEDIMENTOS ESPECIAIS, TUTELAS DE URGÊNCIA E EVIDÊNCIA/HISTÓRIA DO PENSAMENTO JURÍDICO/TEORIA GERAL DO DIREITO TRIBUTÁRIO E DO DIREITO FINANCEIRO/ÉTICA GERAL, JURÍDICA E COMPLIANCE/METODOLOGIA DE PESQUISA

PROCEDIMENTOS NOS TRIBUNAIS/ESG – PAUTAS DIVERSIDADE E INCLUSÃO/AGENTES PÚBLICOS E RESPONSABILIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DISCIPLINAR/VIDA E CARREIRA/TRIBUTOS EM ESPÉCIE/DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO/INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE E REGULAÇÃO ESTATAL DA ECONOMIA/PROCESSO DE EXECUÇÃO/ESTÁGIO SUPERVISIONADO – ÁREA CÍVEL/MEIOS ADEQUADOS DE SOLUÇÃO DE CONTROVÉRSIAS EM DIREITO ELETRÔNICO E A PROTEÇÃO DE DADOS/PSICOLOGIA JURÍDICA e JUSTIÇA RESTAURATIVA/PROJETO INTEGRADOR – ORIENTAÇÃO DE TCC I/ESTÁGIO SUPERVISIONADO – ÁREA PENAL/PRÁTICA JURÍDICA EM DIREITO E PROCESSO CIVIL/DIREITO COLETIVO DO TRABALHO/DIREITO DO CONSUMIDOR/PROJETO INTEGRADOR – ORIENTAÇÃO DE TCC II/PROCESSO COLETIVO/DIREITO PREVIDENCIÁRIO/EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA/PRÁTICA JURÍDICA EM DIREITO E PROCESSO DO TRABALHO/MEIOS ADEQUADOS PARA SOLUÇÃO DE CONFLITOS E PRÁTICAS EM MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM/PRÁTICA JURÍDICA EM DIREITO E PROCESSO PENAL/ESTÁGIO SUPERVISIONADO – ÁREA TRABALHISTA/PRÁTICA JURÍDICA EM DIREITO PÚBLICO/PROCESSO ADMINISTRATIVO E TRIBUTÁRIO/RESOLUÇÃO ADEQUADA DE CONFLITOS DECORRENTES DO DIREITO FALIMENTAR E RECUPERAÇÃO JUDICIAL/DIREITO ELEITORAL

Acesse o site para conhecer melhor o curso, faça uma visita pessoalmente e siga acompanhando o Blog e as redes sociais da EPD. São todos ambientes com conteúdo rico e que respiram diariamente o Direito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *