A importância de Mediação e Arbitragem no Brasil

·

a-importancia-da-mediacao-e-arbitreagem-no-Brasil
a-importancia-da-mediacao-e-arbitreagem-no-Brasil

Todo advogado sabe da importância e do potencial da justiça privada, mas ainda assim o assunto é ambientado em um cenário de novidade, de vanguarda, de possibilidades. Temas como a Mediação e Arbitragem já são figuras presentes no Direito brasileiro desde o império e parte importante de qualquer sistema jurídico que busque celeridade e descentralização.

A Arbitragem, a Mediação e seus profissionais no Brasil, já há muito, deixaram este campo de promessa e formam hoje uma realidade muito consistente e vigorosa, que também se mostra bastante vantajosa para as empresas por atender melhor às expectativas nos resultados.

A Mediação ganhou ainda mais importância com as entradas em vigor em 2015 da Lei de Mediação (Lei 13.140) e do atual CPC (Lei 13.105), além de iniciativas do Judiciário como o lançamento da plataforma digital desenvolvida pelo TJ do Rio de Janeiro para soluções com planos de saúde privados, entre outras. No ano de 2018, houve 80% de satisfação em pesquisa feita com usuários, e 400 mil ações saíram das “mãos” do Poder Judiciário.

Estão na extensa lista de aspectos positivos:

  • Economia de tempo e custos na solução do conflito;
  • Confidencialidade;
  • Exercício da autonomia da vontade, com maior participação ativa e direta dos envolvidos na resolução.
  • Flexibilidade do procedimento de solução;
  • Maior compreensão das partes sobre o que gerou o conflito;
  • Perspectiva positiva e visão de futuro;
  • Nos métodos consensuais, pode gerar soluções mais criativas, duradouras e de resultados ganha-ganha, atendendo a maiores * interesses das partes.
  • Poder de restabelecer relações e agregar valor;
  • Maior satisfação das partes e efetividade na resolução dos conflitos.

Há, portanto, cada vez mais procura pela Mediação e por Soluções Extrajudiciais, o que vem dando destaque considerável ao mercado e, principalmente, aos profissionais da área. O ministro do STF Dias Toffoli chegou a dizer que as ADRs são de extrema importância para diminuir a cultura de litigiosidade no Brasil, já que o país tem mais de 80 milhões de processos na fila por julgamento definitivo.

O assunto, como já mencionado, tem se tornado cada vez mais popular e atraente para clientes e advogados, que vêm alavancando a carreira e se especializando como nunca anteriormente. Ter sucesso e destaque na área, contudo, requer bastante esforço e, acima de tudo, direcionamento e estudo adequados. 

Conheça o curso de Direito Privado da EPD

A EPD te convida, então, a conhecer a Pós-Graduação online em Advocacia e Consultoria Jurídica em Direito Privado, curso que tem o módulo 3 todo dedicado aos mecanismos extrajudiciais de solução dos conflitos, caso da negociação, da mediação, da conciliação e da arbitragem.

Para tanto, a faculdade reúne como coordenadores os professores Flávio Tartuce e Giselda Hironaka, que atuam na instituição desde a sua fundação. Com vasta experiência prática de atuação em mediação, arbitragem e em outros meios extrajudiciais, os coordenadores contam com a participação de professores que são os maiores especialistas nos temas correlatos. Confira a lista de professores e disciplinas na página do curso

E continue seguindo o Blog EPD para ficar atualizado sobre os assuntos do universo jurídico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Uma resposta para “A importância de Mediação e Arbitragem no Brasil”

  1. […] “Todo advogado sabe da importância e do potencial da justiça privada, mas ainda assim o assunto é ambientado em um cenário de novidade, de vanguarda, de possibilidades. Temas como a Mediação e Arbitragem já são figuras presentes no Direito brasileiro desde o império e parte importante de qualquer sistema jurídico que busque celeridade e descentralização. […]