Já ouviu falar dos golpes do Tinder?

·

golpes-do-tinder
imagem-de-um-celular-simulando-os-golpes-do-tinder

Infelizmente, é cada vez mais comum ouvirmos falar sobre golpes e um tipo que vem chamando a atenção são os golpes do Tinder. 

Veja as manchetes de vários jornais do país: 

9 em cada 10 sequestros de SP são ‘golpes do Tinder’; entenda como agem os criminosos 

Tinder | Conheça os principais golpes e como evitá-los 

Golpes no Tinder: O que fazer para não ser a próxima vítima? 

Contextualizando…. 

Tinder é um aplicativo de relacionamento. Um dos vários existentes e que tem como principal objetivo fazer com que pessoas com afinidades comuns se conheçam de forma virtual e, posteriormente, presencialmente. 

É um aplicativo disponível em mais de 190 países, porém, infelizmente, tem trazido problemas para muitas pessoas, não só no Brasil. 

Inclusive nesse ano de 2022, um documentário intitulado “Golpista do Tinder” foi lançado e fez com que muitas pessoas se preocupassem com o uso dessa rede social. 

No documentário, as mulheres são vítimas de um falso milionário que, na verdade, tem como objetivo roubá-las. 

No Brasil, alguns casos desse tipo também já foram relatados

Mas o que tem causado preocupação atualmente e se tornado mais comum são os sequestros. A vítima marca um suposto encontro e, ao chegar ao local, é sequestrada. Existem casos onde a vítima chegou a ficar mais de 14 horas em cativeiro, até os sequestradores conseguirem resgatar a quantia em dinheiro que queriam. 

Na maior parte desses casos, os bandidos estudam as vítimas, baseados nas informações dadas por elas no aplicativo e em redes sociais. Pessoas com alto poder aquisitivo e com profissões que ganham altos valores são as escolhidas para os golpes. 

De acordo com as autoridades policiais, esse tipo de golpe é mais comum nas grandes capitais e muitos deles acabam não sendo notificados pelas vítimas por motivos como vergonha ou por serem comprometidas e não quererem se expor. 

Porém esses não são os únicos tipos de golpes que os usuários de aplicativos, não só do Tinder, sofrem. 

Bastante comum é o uso do perfil falso e do chamado “Catfish”, que é o golpe que não costuma ter como objetivo um crime e sim um encontro. Entretanto, a pessoa usa fotos e informações falsas em seu perfil, levando o outro a se interessar por alguém que, na verdade, não é com quem se conversa. Infelizmente isso é bastante comum e faz muitas pessoas desistirem de usar esse tipo de app. As empresas dizem aperfeiçoar cada vez mais suas plataformas para garantir a segurança e diminuir esse tipo de golpe. 

Além desses, existem os golpes da verificação e da “sextorção”. No primeiro, o golpista solicita um código que foi enviado ao telefone da vítima e por meio dele consegue informações de redes sociais e até de contas bancárias. No segundo, os golpistas usam fotos e conversas relacionadas a sexo para extorquir as vítimas em troca da não divulgação dos materiais coletados. 

Mas como se proteger de tudo isso? 

A primeira indicação dos especialistas, além, obviamente, de muita atenção aos detalhes, é de nunca sair do aplicativo. Ou seja, não levar as conversas para outras redes como whatsapp ou instagram. Isso porque o aplicativo possui diversas formas de controle e segurança como a denúncia de golpistas, o que não existe nas outras redes. Além, claro, de que as conversas em outros locais com maiores informações sobre a vida da vítima é o que permite a maior parte desses golpes que foram citados. 

Outra indicação é a de não abrir links e, ao enviar fotos, evitar deixar mostrar detalhes pessoais como tatuagens, rosto e cicatrizes. 

Além disso tudo, ao se cadastrar, realizar todos os itens de segurança que o aplicativo propuser. 

Infelizmente, como já dito, golpes de todos os tipos são cada vez mais comuns e acometem vítimas de ambos os sexos. Inclusive, os golpes de sequestros têm como principais vítimas os homens. 

Portanto, se você usa aplicativos de relacionamento, fique atento a essas dicas. 

E para se manter sempre atualizado, continue acompanhando o blog e as redes sociais da EPD. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *