Qual área do Direito devo me especializar?

·

especialização em direito
especialização em direito


Você, estudante ou advogado iniciante, já deve ter parado e pensado: qual área do direito devo me especializar? Afinal, por ter diversas opções de carreira, o curso de Direito é considerado um dos mais flexíveis e abrangentes devido a quantidade de áreas específicas que o profissional poderá seguir.

Por esta razão é comum, nas universidades, os estudantes começarem o curso sem uma área específica em mente ou com uma ideia de especialização e, ao se formarem, terem uma opinião e área diferentes daquilo que pensaram no início.

O melhor segredo para conhecer bem a área escolhida – não só no direito, mas em outras profissões – é não se restringir a vivência em sala de aula, pois ter uma vivência no mercado é fundamental. Desta forma, durante a faculdade ou em seu período de estágio, busque trabalhar em todas as áreas jurídicas, pois essa atitude contribuirá para que você saia do conteúdo teórico e conheça na prática o dia a dia dos advogados experientes.

A melhor dica nessa etapa é buscar conhecimento constante, participar ativamente das atividades da área, acompanhar audiências, estudar casos, desde os mais famosos aos que ocorrem de forma mais tímida em sua cidade, e conversar com diversos profissionais experientes para evitar frustrações no futuro com sua tomada de decisão.

Como você chegou até aqui, escolhendo um conteúdo com este tema, acreditamos que há um grande ponto de interrogação em sua mente de qual área do direito se especializar. Pensando nisso, separamos alguns pontos que você deve considerar para escolher qual é a melhor área do Direito para sua carreira profissional.

1) Pesquise muito sobre todas as áreas

A internet não é somente para uso de entretenimento com redes sociais e vídeos, ela pode e deve ser sua maior aliada na hora de tomar sua decisão. Existem muitos conteúdo a serem explorados, em nosso blog, por exemplo, ofertamos diversos conteúdos sobre carreira jurídica, tendências de mercado e oportunidades que pode contribuir na sua decisão.

Lembre-se de pesquisar profundamente todas as áreas do Direito e analise todas as opções, veja qual das áreas mais te chama atenção e será atrativa de acordo com o seu objetivo de carreira.

2) Converse com profissionais da área – professores e advogados

Uma das melhores maneiras de conhecer a fundo sobre determinado assunto é trocando ideias com profissionais da área. Não perca essa oportunidade, invista um tempo conversando com seus professores, advogados ativos no mercado para um rápido bate-papo e até mesmo com outros estudantes de Direito que estão estagiando.

Não tenha vergonha de perguntar o cotidiano do profissional especialista em determinado tema, que conhecimento e habilidades ele precisou adquirir e busque conhecer o mercado de trabalho da área de seu interesse.

3) Escolha uma área e não desista

Após todas as etapas de pesquisa, conversa e entendimento de como funciona cada área do Direito é a chegada a hora da tomada de decisão. Assim que você definir sua especialização, não desanime e desista no meio do caminho, afinal, independentemente de sua escolha, sempre haverá prós e contras.

O importante é você se identificar com a área escolhida e estar disposto a enfrentar os obstáculos que virão em sua carreira como advogado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *