Saiba como cobrar seus honorários de forma correta

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Um dos pontos mais relevantes na área comercial de um escritório de advocacia é a cobrança de honorários.  A OAB orienta que o profissional cobre, pelo menos, 20% do valor da causa. A Ordem também fixa para outros tipos de ações os valores mínimos a serem cobrados.

Por outro lado, na realidade, esses valores servem apenas como referência, já que é o mercado é que determina como funciona a negociação entre cliente e advogado. Em algumas situações, os critérios definidos pela OAB são inadequados e não se encaixam na realidade de alguns clientes.

Isso torna a tarefa de formular preços e cobrar adequadamente os horários muito desafiadora para alguns profissionais. É necessário ter em mente que os honorários devem remunerar plenamente os serviços executados, além dos serviços que acabam surgindo em decorrência do processo. Portanto, os profissionais devem compor preços de seus serviços, considerando sua especialização, renome e, claro, oferta de mercado.

Contrato de honorários
É necessário que o advogado elabore um contrato dispondo em termos claro quais serão os serviços realizados e como será feita a cobrança, dessa forma, evitará qualquer discussão relativa à cobrança de honorários. Sabemos que culturalmente nosso país é informal, o que deixa alguns clientes assustados com contratos. Nesses casos, procure documentar por e-mail como será feita a cobrança, como o serviço será realizado e que serão interrompidos em caso de inadimplência.

Fatura
Seja transparente: procure deixar todos os serviços que foram feitos detalhadamente, precificando cada um deles. O cliente se sentirá mais seguro devido à sua transparência. Caso os honorários sejam cobrados por hora, procure destacar o número gastos com cada tarefa, assim não ficará nenhuma dúvida.

Lembre-se que a elaboração do preço e a cobrança de honorários devem ser lucrativas e, ao mesmo tempo, adequados ao cliente. Considere também uma margem de segurança, em caso de desistência do cliente.

Na hora da cobrança, mais uma vez seja transparente. O cliente deve saber exatamente sobre o que está pagando. A transparência é uma aliada na hora de evitar discussões posteriores.

Sobre o envio da fatura, procure sempre fazê-lo no momento combinado, ainda mais aqueles com altos valores. Sua reputação com o cliente depende em cumprir todas as datas e prazos que foram estipulados na primeira negociação.

Estratégia
Na hora de formular a tabela de preços, para evitar prejuízos, deve-se ter em mente os gatos fixos que o escritório possui e que eles devem ser absorvidos por toda sua cartela de clientes. Além disso, considere o tempo que gastará em reuniões, o tempo que gastará para estudo do processo e na construção de uma estratégia buscando atender a demanda, o tempo para a elaboração de peças processuais, relatórios, e-mails e outros, o tempo gasto com diligências e custos administrativos.

Por isso, ser estratégico é fundamental e ter todos esses processos em mente ajuda na hora de elaborar os valores.

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