Técnicas para produzir um bom trabalho acadêmico

trabalho academica
Student highlighting textbook

Uma das maiores preocupações dos estudantes é como fazer um bom trabalho de faculdade ou acadêmico. É comum esse tipo de produção de conteúdo ser temida pelos estudantes por falta de estímulo dos professores/tutores e consequentemente, o aluno se sentirá perdido e frustrado por não dominar os conhecimentos e habilidades necessárias para produzir um bom trabalho acadêmico.

Por esta razão, milhares de estudantes ficam com receio deste tipo de atividade, que por sinal é muito importante para o seu crescimento acadêmico e profissional; afinal, ele proporcionará ao aluno conhecimentos de como estruturar uma pesquisa, definir a metodologia que será utilizada no projeto e qual o tipo de linguagem ideal para o público que será impactado por suas informações.

Abaixo separamos algumas dicas de como fazer trabalho acadêmico.

Entenda a proposta

O primeiro passo para construção de um trabalho acadêmico é a definição do tema que será trabalhado durante o projeto. Defina um tema que você tenha curiosidade, pois será esse o seu combustível para buscar referências, estudar e se aprofundar no assunto.

Feita a escolha do tema, agora você deverá se aprofundar no assunto para adquirir o máximo de conhecimento e informações que poderá ser encontrada em livros, artigos científicos, notícias da área e palestras com profissionais com grande influência no assunto.

Essa etapa é importantíssima para que você tenha amplo domínio sobre o tema escolhido e possa, na etapa de construção do conteúdo, solucionar o potencial problema e enriquecer sua análise com dados e informações relevantes.

Defina seu público-alvo

Quem são as pessoas que serão impactadas por sua pesquisa? Como elas são no seu dia a dia? Qual linguagem estão acostumadas?

Essas perguntas devem ser respondidas para que você possa desenvolver o trabalho acadêmico com uma escrita de acordo com o seu público-alvo. De nada adianta ter total domínio sobre o tema, ter milhares de informações e dados, e não conseguir transmitir o conteúdo de uma forma compreensível e fácil assimilação ao público que será impactado pelo trabalho.

O seu trabalho é um relatório profissional e a escrita deve estar de acordo com a audiência que o trabalho visa atingir. Se o público-alvo for geral, escreva de maneira compreensível, sem esquecer que um trabalho acadêmico exige uma linguagem formal.

Seja seletivo com as citações

Por se tratar de um trabalho acadêmico, é extremamente importante conter citações de profissionais da área, sejam eles de trechos extraídos de livros ou artigos científicos.

Contudo, tenha muito cuidado na quantidade informações citadas em seu trabalho, para que não seja meramente uma ‘cópia’ e não conste uma defesa pessoal sólida e que demonstra total conhecimento e assinatura pessoal do responsável pelo documento pesquisado.

Lembre-se de usar somente citações que sejam importantes para dar uma maior autoridade no tema que está sendo pesquisado e estudado.

Não esqueça de revisar

Um erro muito comum é encontrar diversos erros ortográficos e de concordância no trabalho acadêmico. Isso ocorre, muitas vezes, por estarmos ‘viciados’ no conteúdo descrito no artigo, afinal de contas quando passamos muito tempo na construção de uma tese ou defesa de um tema, acostumamos nosso olhar com uma leitura dinâmica, ou seja, que não é eficaz e responsável por encontrar eventuais erros.

Não tenha vergonha de pedir para que outras pessoas revisem o seu conteúdo, isso demonstrará preocupação e profissionalismo para entregar um trabalho acadêmico sem erros.

E para finalizar, não esqueça também de utilizar as normas ABNT para trabalhos acadêmicos, com isso seu trabalho será apresentado na formatação básica adequada.