Dicas de estudos para prestar o exame da OAB

exame da OAB

Uma das etapas mais importantes para o estudante da Graduação de Direito é a prova da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Para exercer a advocacia, o recém-formado deve se cadastrar no órgão e ser aprovado no exame para ter sua carteira profissional no ramo.

É bem verdade que existem alternativas para aqueles que não tem carteira, mas as atuações acabam, de certa forma, bastante limitadas.

A prova é considerada difícil, de maneira geral, mas um aluno bem preparado tem tudo para conseguir a tão sonhada aprovação.

Além de todo o conhecimento teórico da faculdade, essa preparação deve contar com alguns aspectos simples (e por vezes aparentemente óbvios), mas que certamente farão toda a diferença para dar mais confiança ao estudante.

Veja seis dicas a seguir para melhorar os seus estudos de olho no exame da OAB.

1. Leia o edital completo
Antes de qualquer coisa (vale para qualquer prova ou concurso), leia o edital completo do exame em questão. Nele constam orientações e regras sobre os dias e os locais das fases da prova, por exemplo, além das principais direções sobre o conteúdo que será abordado.

Para fazer download do edital, acesse o site da OAB por aqui.

2. Crie um ambiente favorável
Antes de começar os estudos de fato, gaste um tempo preparando um local adequado para tal. Escolha um cômodo, de preferência mais isolado, separe uma mesa (se possível, grande) e uma cadeira confortável.

Também garanta que a iluminação esteja boa e os instrumentos mais essenciais, como livros, notebook, entre outros, fiquem ao seu alcance.

3. Monte um plano de estudos
Com o edital lido e um ambiente apropriado para os estudos, comece por criar um cronograma. Vale aqui estabelecer metas para cumprir o planejamento, inclusive dividindo a preparação por objetivos menores, pois, ao alcançá-los, você consegue manter a motivação alta.

Nessa etapa, já faça uma preparação de todo o material (à medida do possível) que você utilizará. Para isso, aposte em obras atualizadas, resumos de autores relevantes e até mesmo provas de anos anteriores, que lhe darão uma boa noção do que pode ser encontrado pela frente.

4. Faça intervalos e cuide da saúde
Embora a dedicação aos estudos deva ser alta durante o processo de preparação, os intervalos e os cuidados com a saúde são tão importantes quanto.
Portanto, faça pausas quando atingir suas metas (parte da dica número 3), planeje períodos para levantar da cadeira, se alongar e até mesmo tomar aquele cafezinho.

Também leve em consideração outros aspectos para manter a saúde física e mental em ordem, como exercícios físicos, boa alimentação, bom sono e muita água.

Por último, esteja focado, mas não abandone por completo os momentos de lazer. São eles que lhe farão relaxar para aliviar o estresse e a ansiedade que a prova naturalmente gera.

5. Converse com quem já passou pelo exame
Seus professores, veteranos de faculdades, alguns colegas e até amigos e parentes certamente já passaram pelo exame da OAB e podem ser grandes aliados no momento da preparação.

Converse com eles sobre o conteúdo da prova, estratégias, outras experiências pessoais e mesmo assuntos não necessariamente ligados ao Direito e à carreira.

6. Saiba escolher a matéria
Essa dica é direcionada especificamente à segunda fase do exame, mas deve ser levada em conta já no momento da inscrição.

Ao realizar a sua, será necessário escolher a disciplina da segunda fase, na qual estão as questões discursivas e a tão famosa peça processual.

Opte pela matéria com a qual tem mais facilidade, levando em consideração o desempenho durante a Graduação e a carreira pela qual quer seguir. Entre as alternativas estão as áreas clássicas do Direito: Administrativo; Civil; Constitucional; Trabalho; Empresarial; Penal; Tributário.

Dica Extra
Apostar em um curso preparatório pode ser uma boa opção para muitos estudantes, principalmente aqueles que não estão confiantes no momento.

A Escola Paulista de Direito tem parceria com o Meu Curso, programa de cursos entre os melhores do país para advogados e recém-formados em preparação para o exame da OAB.

Clique aqui para saber mais sobre o portfólio e todos os detalhes de como se inscrever com condições especiais.

Siga acompanhando também o Blog e as redes sociais para ver mais dicas e conteúdos relacionados ao universo jurídico.