Transferência Externa
Campanha março cursos de extensão
Reestruturação Societária
Mestrado
Pós Presencial
ENEM Presencial
Campanha março cursos de extensão
Direito de família e sucessões
1
Graduação em Direito
5
4

Blog EPD

Dicas de fontes confiáveis de pesquisas em Direito

dicas-fontes-confiaveis-de-pesquisas-em-direito

Em um ambiente acadêmico e profissional cada vez menos dependente de livros e outras publicações impressas, com a internet tornando-se o centro das atenções para pesquisas e consultas, muitos estudantes de Direito e advogados ficam em dúvida de como encontrar fontes confiáveis.

Por isso, a EPD separa cinco opções de fontes seguras que, com certeza, ajudarão nos trabalhos, monografias e teses, além das atualizações e dos estudos cotidianos que a profissão exige.

5 fontes confiáveis para pesquisas em Direito

1. Portal de Periódicos da CAPES
A CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), órgão do MEC (Ministério da Educação) para apoio às universidades, conta com uma biblioteca digital com publicações científicas entre as melhores do mundo.

Na área do Direito, o acervo tem mais de 9 mil artigos científicos para leitura, com opções ainda de filtros e personalização das pesquisas.

O Portal de Periódicos é totalmente gratuito para professores, pesquisadores, alunos e colaboradores de instituições associadas. No total (além do Direito), há mais de 37 mil textos disponíveis, além de diversas opções de enciclopédias, livros e outras obras.

Acesse aqui.

2. Conjur
O site do Conjur foi criado quando a internet ainda dava os primeiros passos no Brasil, em 1997. De lá para cá, tornou-se um dos principais locais para consultas sobre Direito e Justiça, já que conta com um alto número de publicações nas áreas.

O Consultor Jurídico, nome oficial do portal, é, inclusive, um dos mais citados como fonte por especialistas em artigos e opiniões do ramo jurídico.

Entre todo o conteúdo disponível, há entrevistas, notícias, artigos e outros tipos de textos de autores do universo do Direito e até mesmo da política, já que também estão lá decisões judiciais, petições e documentos importantes.

Conheça aqui.

3. Sites dos Tribunais
Os sites oficiais dos principais Tribunais da Justiça Brasileira também são uma boa fonte de consulta, especialmente para questões atuais. Com notícias e decisões das principais ações do momento (e também do passado, claro), esses portais podem ser acessados diariamente por quem quer se manter atualizado na esfera jurídica.

Entre os principais, quatro podem ser citados como destaques:

– STF (Supremo Tribunal Federal)
TSE (Tribunal Superior Eleitoral)
– STJ (Superior Tribunal de Justiça)
– TST (Tribunal Superior do Trabalho)

4. CONPEDI
O CONPEDI (Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito) é mais um site de bastante utilidade para estudantes e advogados, como o próprio nome já sugere.

Apesar de não contar com um mecanismo de busca, é um portal que vale ser visitado para quem está à procura de fontes confiáveis, já que o Conselho é responsável por organizar eventos relevantes de Pós-Graduação em Direito no Brasil.

No acervo, o CONPEDI conta com artigos e livros com acesso gratuito. Saiba mais aqui.

5. EPD
Referência no ensino jurídico no Brasil, a Escola Paulista de Direito faz parte da lista de dicas, pois conta com mais de uma opção de canais para artigos, bibliografias e conteúdo diverso do universo jurídico.

A biblioteca da EPD tem sede física no campus principal da instituição, em São Paulo-SP, mas também disponibiliza o acervo em formato digital.

Além disso, a faculdade também traz textos diários aqui no próprio Blog, sempre com notícias e temas pertinentes para estudantes e interessados no Direito, e ainda conta com atuação forte nas redes sociais, tanto no Instagram, como no Facebook e no Linkedin.

Conhece outras fontes confiáveis do Direito? Deixe nos comentários para ajudar os colegas!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram