Sugestões de séries de Direito

·

pessoa-ligando a tv-para-assistir-as-sugestoes-de-series-de-direito
pessoa-ligando-a-tv-para-assistir-as-suhestoes-de-series-de-direito
P

Filmes e documentários continuam tendo valor inestimável para a cultura e para o entretenimento, mas as últimas duas décadas foram, definitivamente, dominadas pelas séries.
Os canais de streaming, hoje, ainda produzem muitos longas, mas concentram sua energia principal nas séries por permitirem contar histórias em mais episódios e, consequentemente, monetizar mais.
Com tantas opções disponíveis, o universo do Direito também está presente nos enredos, e você pode conferir abaixo algumas sugestões de séries de Direito com tramas ligadas a assuntos jurídicos.

Anote essas dicas de séries de Direito e aproveite:

  • Making a Murderer

A série documental Making a Murderer narra a vida de Steven Avery, morador da cidade de Manitowoc, no estado do Wisconsin, nos EUA. Ele ficou 18 anos presos acusado de estupro e virou notícia nacional quando um exame de DNA provou que ele era inocente, resultando em sua libertação. A série mostra detalhes do julgamento e das provas que existem contra e a favor de Avery, que se declara inocente do crime. Essa é dedicada aos fãs de investigação criminal.

  • Justiça em Julgamento

A minissérie produzida pela Netflix conta a história de um acusado de matar um policial quando era adolescente. Sean K. Ellis luta agora para provar sua inocência e expõe a corrupção na polícia e o racismo sistêmico nos EUA.
A verdade é que estar no lugar errado e na hora errada explica bastante dessa história. Sean Ellis, em 1993, foi até uma famosa farmácia dos Estados Unidos comprar um pacote de fralda, e essa visita fez com que ele passasse quase 22 anos na prisão por um crime que não cometeu.

  • For Life

Produzida pelo rapper 50 Cent, a série é inspirada por uma história que ganhou as manchetes há quase 30 anos, baseando-se na vida de Isaac Wright Jr., acusado injustamente de ser um traficante de drogas e condenado à prisão perpétua.
Enquanto cumpria pena, o ex-presidiário aprendeu sobre Direito para que pudesse provar sua inocência e anular a condenação. É claro que a história é mais profunda do que esse brevíssimo resumo, mas For Life é uma série indispensável para quem gosta de histórias baseadas em fatos reais.

  •  Inacreditável

O enredo da minissérie “Inacreditável”, da Netflix, foi inspirado em um acontecimento real, relatado por uma reportagem do jornal investigativo ProPublica em conjunto com o The Marshall Project.
Vencedor do prêmio Pulitzer, o artigo intitulado “Uma história inacreditável de estupro” conta o que aconteceu com Marie Adler e com tantas outras vítimas de Marc O’Leary. Embora altere os nomes dos personagens, à exceção de Marie, a produção é fidedigna aos acontecimentos reais, ainda que use um ou outro recurso da ficção para adaptar a história à televisão.

  •  Bull

O drama Bull foi inspirado no início da carreira do Dr. Phil McGraw, o fundador de uma das empresas de consultoria de julgamento mais prolíficas de todos os tempos. Brilhante, ousado e encantador, Dr. Bull parece um mestre manipulando marionetes quando combina psicologia, intuição humana e dados de alta tecnologia para descobrir o que move jurados, advogados, testemunhas e acusados no tribunal. Definitivamente é uma série que merece estar na lista dos profissionais e estudantes de direito.

  • Doze Jurados

O título pode dar a impressão de que o que vai se ver é, em alguma medida, uma referência a “12 Homens e Uma Sentença”, o clássico de 1957 do diretor Sidney Lumet, mas a série belga vira do avesso essa premissa.
A sinopse: o júri formado por 12 cidadãos comuns deve decidir o destino de uma mulher acusada de matar sua melhor amiga e sua própria filha. E, diferente de muitas produções que focam a atenção e o andamento da narrativa em torno do crime e do criminoso, “Doze Jurados” amplifica o olhar do público e revela o entorno do que se passa no tribunal. Assim, revela dilemas pessoais dos jurados, trazendo também o peso da responsabilidade de determinar o destino de um acusado.
Desta forma, além da própria tensão do crime, que é rodeado de mistérios, a série fica mais densa, com personagens muito mais interessantes e bem construídos. O que faz com que nós, telespectadores, fiquemos ainda mais envolvidos, seja com o quebra-cabeça que vai se formando ou com a dúvida que paira sob a opinião de cada jurado.

  • Law & Order

Essa é uma das mais famosas séries de Direito e é a queridinha dos apaixonados por investigação criminal, Law & Order (no Brasil e em Portugal, Lei & Ordem) é uma série policial dos Estados Unidos. Com 20 temporadas, a trama acompanha em cada episódio a resolução de um crime, a partir de dois pontos de vista distintos. A primeira metade do episódio concentra-se na investigação do crime, e a segunda acompanha o processo judicial em corte. Law & Order é uma série clássica dos anos 90 que faz sucesso até hoje.

  • Suits

A série conta  a rotina de um escritório de advocacia, o Pearson & Specter, em Nova York.

Um dos pontos interessantes é a observação de diferentes formas de atuação de um advogado de defesa, já que os dois personagens principais da série exercem a mesma função porém de maneiras diferentes.

A história vai se desenrolando de forma inteligente e novas tramas vão surgindo, o que prende os espectadores.

  • Boston Legal

Essa é uma série na qual a cada episódio um novo caso é trabalhado. Os diálogos são bastante ricos e trazem diversos aprendizados.

Trata de uma forma bem fiel a rotina de um grande escritório de advocacia.

  • How to Get Away With Murder

Essa é também uma série de bastante sucesso. Cheia de reviravoltas e acontecimentos de tirar o fôlego, é uma excelente forma de entretenimento, além das lições que traz sobre Direito.

A série acompanha 5 alunos que fazem estágio com uma professora no escritório de Direito Penal de uma universidade dos Estados Unidos. Um dos principais ensinamentos dados por ela é como tornar possível que um cliente não seja incriminado por uma acusação de assassinato.

  • The Good Wife

A série fala de uma advogada que estava se dedicando apenas à família. Porém, após o marido estar envolvido em um escândalo, ela decide voltar a seguir a carreira e se vê diante de um mercado de trabalho que por muitas vezes é opressor e pesado para as mulheres.

  • Uma advogada extraordinária

Essa é a série mais recente da lista que conta a história de uma advogada com um Qi bem alto e uma memória incrível. A jovem advogada possui síndrome de Asperger, um estado do espectro autista, que faz com que ela tenha dificuldades em suas relações sociais.

Tem tido bastante destaque e ótima aceitação.

Aproveite a postagem de hoje para também deixar suas sugestões de séries de Direito nos comentários e continue seguindo o Blog e as redes sociais para ver mais dicas e conteúdos relacionados ao universo jurídico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *