Saiba mais sobre o Mestrado em Direito da EPD

·

banner-do-mestrado-da-epd
banner-do-mestrado-da-epd

A Escola Paulista de Direito está entre as maiores referências no ensino jurídico do país, e não é diferente com o programa de Mestrado em Direito da instituição, sempre bastante concorrido, com corpo docente de primeira linha e recomendado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), projeto de apoio do MEC às faculdades.
Conheça a seguir um pouco mais das razões para colocar o Mestrado na sua lista de objetivos e os principais diferenciais oferecidos pela EPD.

Por que fazer um Mestrado em Direito?

Existem várias razões pelas quais alguém pode optar por fazer um mestrado em Direito. Aqui estão algumas das principais razões:

  • Especialização e Aprofundamento: Um mestrado em Direito permite que os estudantes se especializem em uma área específica, e aprofundar seus conhecimentos em um campo de seu interesse particular. Isso pode ser muito benéfico para quem deseja se tornar um especialista em uma área bastante específica do Direito.
  • Oportunidades de Carreira: Em muitos casos, um mestrado em Direito abre portas para oportunidades diferenciadas de carreira. Algumas posições, especialmente em instituições acadêmicas, órgãos governamentais e organizações internacionais, podem exigir um nível mais elevado de qualificação, como um mestrado.
  • Pesquisa e Desenvolvimento Profissional: O mestrado em Direito geralmente envolve a realização de pesquisas aprofundadas e a produção de uma dissertação. Isso proporciona aos estudantes a oportunidade de desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica, além de contribuir para o avanço do conhecimento jurídico.
  • Networking e Oportunidades de Colaboração: Participar de um programa de mestrado em Direito oferece a chance de construir uma rede profissional valiosa. Os estudantes têm a oportunidade de interagir com professores, colegas e profissionais da área jurídica, o que pode ser muito importante na busca por oportunidades de emprego e colaborações futuras.
  • Atualização Profissional: O campo jurídico está em constante evolução e com isso fazer um mestrado permite que os profissionais se mantenham atualizados com as mudanças na legislação e nas práticas jurídicas, garantindo que possuam as habilidades e conhecimentos mais recentes.
  • Satisfação Pessoal e Intelectual: Para muitos, a busca por um mestrado em Direito é motivada pelo desejo de alcançar satisfação pessoal e intelectual. Aprofundar o entendimento das questões jurídicas tende a ser recompensador para aqueles apaixonados pelo campo do Direito.
  • Requisito para a Docência: Para os que têm interesse em se tornar professor de Direito em nível universitário, na maioria das vezes é necessário possuir um mestrado ou até mesmo um doutorado para atender aos requisitos acadêmicos.

Em última análise, a decisão de fazer um mestrado em Direito depende dos objetivos individuais, das aspirações de carreira e do desejo de adquirir um conhecimento mais profundo em uma área específica do direito.

O programa da EPD

Coordenado pelo professor Flávio Tartuce, um dos mais evidentes docentes da atualidade no Direito e autor de bibliografias importantes na área, o Programa de Mestrado em Direito da EPD foi devidamente credenciado no MEC pela Portaria 652, de 22 de maio de 2017.
Dessa forma, teve origem um curso inovador que tratará de um tema altamente pertinente no mundo globalizado e interligado em que vivemos hoje. As relações empresariais e seus decorrentes conflitos, em perspectiva nacional e internacional, tomam grandes proporções pois atingem direta ou indiretamente a todos.
O programa procura tratar das formas extrajudiciais para solução dos problemas advindos dessas relações empresariais, nas perspectivas nacionais e internacionais, com professores renomados no Brasil e Internacionalmente em seu Corpo Docente.
A área de concentração e as linhas de pesquisa são:

  • Área de Concentração

SOLUÇÕES ALTERNATIVAS DE CONTROVÉRSIAS EMPRESARIAIS

Os mecanismos de resolução alternativa de conflitos representam importante procedimento de racionamento da demanda pela jurisdição estatal, apresentando como principais benefícios a seus usuários a celeridade, contenção de custos e preservação das relações interpessoais entre os indivíduos-parte destes conflitos.

Aos conflitos decorrentes das relações empresariais, cuja solução ordinariamente não comporta os prazos necessários para a solução judicial de conflitos, estes mecanismos alternativos afiguram-se bastante eficazes. O curso analisará a solução de conflitos empresariais à luz da arbitragem, conciliação, mediação, “fact finding” e outros mecanismos extrajudiciais, apresentando como núcleo de pesquisa as relações empresariais integrantes do centro empresarial latino-americano.

  • Linhas de Pesquisa

a. Princípios e Mecanismos do Sistema Nacional de Solução Extrajudicial de Controvérsias 

Esta linha de pesquisa aborda, conjunturalmente, os mecanismos extrajudiciais de resolução de conflitos no âmbito nacional, tratando de seus fundamentos, características e aplicabilidade. A partir da análise prática e teórica de projetos que concretizaram experiências de aplicação destes mecanismos extrajudiciais, possibilitar-se-á a identificação dos pontos que confirmam ou rejeitam a coerência de sua aplicação no sistema jurídico brasileiro. Concomitantemente, se procederá à análise da aplicabilidade dos métodos de resolução extrajudicial de conflitos em diferentes panoramas das relações empresariais, como a concorrência, contratos públicos e conflitos familiares no âmbito empresarial.
b. Sistemas Internacionais de Soluções de ControvérsiasOs chamados mecanismos diplomáticos ou políticos, quase-judiciais e judiciais compõem o complexo mecanismo de soluções de controvérsias no âmbito internacional. Levando-se em consideração a soberania dos povos, analisar-se-á a sistemática de aplicação e execução das decisões internacionais na seara empresarial, bem como sua repercussão.

Saiba mais detalhes e garanta a sua inscrição

No site da EPD, você pode ter acesso a mais detalhes sobre a distribuição das disciplinas, os membros do corpo docente, a duração das etapas de pesquisa e outras opções e obrigatoriedades.
Clique aqui para ir para a página do Mestrado e garanta a sua inscrição agora mesmo. Continue acompanhando também o Blog e as redes sociais da instituição para ver mais conteúdo sobre cursos e temas do universo do Direito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 respostas para “Saiba mais sobre o Mestrado em Direito da EPD”

  1. […] lecionar, contudo, o profissional formado deve seguir com os estudos e passar por um programa de Mestrado e, eventualmente, de Doutorado e Pós-Doutorado.5. Carreira PúblicaOs concursos públicos ainda […]

  2. […] Saiba mais sobre o Mestrado em Direito da EPD […]

  3. […] pela banca); prova de títulos (soma adicional de pontos por cursos de especializações, programas de mestrado e/ou doutorado, publicações acadêmicas).Os tipos de juizSe aprovado no concurso, o juiz pode […]