Você já foi vítima de golpes?

·

golpes
mulher-preocupada-por-ter-sofrido-golpes

“Você já foi vítima de golpes?” Infelizmente a resposta positiva para essa pergunta é cada vez mais comum no nosso país. 

Todos os dias ouvimos e lemos sobre novos golpes que estão sendo aplicados nas pessoas. 

Golpes que envolvem as situações mais comuns e, também, as mais inusitadas. 

Quem imaginaria que alguém, numa rede social como o Linkedin, usaria um perfil falso para enganar pessoas pedindo dinheiro para a condução até uma entrevista de emprego que não existe?! Pasmem, isso acontece. 

Quais são esses golpes? 

Se você abrir qualquer jornal ou portal de notícias essa semana, vai ver notícias como essa: Saiba como se proteger do novo golpe da maquininha do cartão 

Sim, a tecnologia da aproximação, feita para dar mais facilidade e segurança para os usuários, já está sendo “vítima de golpes”. Os bandidos criaram um bloqueio na máquina que obriga o usuário a utilizar a inserção do cartão e, nesse momento, os dados são copiados. Nesse caso, muitos estabelecimentos também estão sendo vítimas de quadrilhas, que se passam por funcionários de empresas de cartão para adulterarem as máquinas.  

A troca de cartão também é um dos golpes sobre o qual se tem escutado bastante e que muitas pessoas, infelizmente, vêm sofrendo. Os golpistas fazem a troca do cartão físico do usuário por um outro igual e, por falta de atenção, ele não percebe e vai embora. Com o cartão em mãos, e após observar a senha, o golpista realiza diversas compras. Compras feitas com cartão físico e com senha, o que faz com que o usuário tenha maiores dificuldades de comprovar que, de fato, foi um golpe. 

Já falamos em outro artigo sobre os golpes dos aplicativos de relacionamento com o objetivo de sequestrar as pessoas. Além dos inúmeros que ocorrem na internet. 

Se você está se surpreendendo com o que está lendo, imagine então que até em pessoas hospitalizadas são aplicados golpes. As famílias recebem ligações, dizendo ser do hospital no qual o familiar está internado (e eles possuem todas as informações sobre o paciente), e pedem depósitos para que exames ou procedimentos sejam realizados.  

E não para por aí, pessoas em busca de emprego também sofrem diferentes tipos de golpes. Desde anúncios falsos para roubar dados, até depósitos para realização de treinamento ou emissão de documentos. 

A lista de golpes, infelizmente, é muito grande e o objetivo deste artigo não é só citá-los, mas também, e principalmente, alertar sobre como se prevenir. 

Como se proteger? 

Ao ler tudo isso, a impressão que temos é de que é impossível se proteger e que, em alguma hora, seremos vítimas. 

A verdade é que, de fato, está cada vez mais difícil não ser uma vítima de algum tipo de golpe, porém algumas dicas podem ser dadas para ajudar a evitar, ou ao menos agir de forma rápida e ter nenhum ou pouco prejuízo. 

Sobre os golpes na internet, leia este artigo: Como se proteger de golpes na internet 

Os especialistas orientam que a atenção e a prevenção são as grandes aliadas contra os golpes. Estar atento às notícias e observar situações e atitudes que possam parecer suspeitas, já ajuda bastante. 

Com relação aos cartões de crédito, valem algumas dicas: 

  • Ao sair para lugares movimentados e com muita gente, evite levar cartões com limites altos e com quantias significativas de dinheiro em conta. Vale a ideia de ter um cartão só para essas situações. 
  • Use o sistema de mensagens do seu banco para quando as compras são realizadas. Dessa forma, é possível identificar problemas de forma mais rápida. 
  • Nunca dê o cartão na mão do vendedor ou atendente. Faça sempre você a transação, observando se ninguém está observando você colocar a senha. Ao finalizar a compra, confira se está, realmente, com o seu próprio cartão, caso tenha sido entregue a alguém por algum motivo alheio à sua vontade. 

Sobre outros tipos de golpes, a indicação é sempre conferir todos os dados e detalhes. Recebeu uma ligação? Ligue de volta e confira. Recebeu um funcionário de uma empresa, peça a identificação do mesmo. 

Todo cuidado é pouco e, infelizmente, somos nós que precisamos ficar atentos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *