Transferência Externa
Campanha março cursos de extensão
Reestruturação Societária
Mestrado
Pós Presencial
ENEM Presencial
Campanha março cursos de extensão
Direito de família e sucessões
1
Graduação em Direito
5
4

Blog EPD

Direito Imobiliário: o que é e como atuar na área

O que é Direito Imobiliário e como atuar na área

O Direito Imobiliário é uma das vertentes do Direito que tem chamado bastante atenção devido à alta procura pelo profissional e pela especialização na área.

A procura pelo advogado especialista nesse segmento do Direito tem aumentado devido ao crescimento do mercado imobiliário. O mercado imobiliário, além de se destacar durante a pandemia, teve crescimento em 2021 e as previsões para 2022 são promissoras.

Além disso, essa procura também é impulsionada pela multidisciplinaridade deste ramo do Direito, que tem como objeto de estudo algo muito próprio, mas cuja atuação abrange outros ramos do Direito e de outras áreas, inclusive.

Mas afinal, o que é Direito imobiliário?

É o ramo do Direito privado que trata das relações com bens imóveis. O ramo estuda e atua nas relações jurídicas e de direito envolvendo posse, compra, venda, doação, sucessão, troca e propriedade de bens imóveis.

Parece ser um estudo e atuação muito específicos, porém é bastante abrangente e engloba também, como já falado, questões de vários ramos do Direito.

Como se especializar?

Primeiro passo importante é o entendimento de Direito imobiliário: o que é e a afinidade com os estudos dessa área.

Na graduação, o estudante de Direito conhece e estuda sobre todos os ramos do Direito, mas é na especialização que tem a oportunidade de aprofundar mais o seu conhecimento sobre aquele que mais lhe interessa e que possivelmente será seu ramo de atuação.

Para os que se interessam pelo Direito Imobiliário e querem se especializar é importante conhecer um pouco mais sobre o que a especialização aborda e quais as atuações profissionais do especialista nesse ramo.

Direito imobiliário: o que é e o que é abordado na especialização?

Como já mencionado, é um ramo multidisciplinar e, portanto, o estudo também é. Mas as principais áreas que são estudadas no Direito Imobiliários são:

  • Direito de propriedade;
  • Direito contratual;
  • Direito de família e sucessões;
  • Direito notarial e registral.

Os profissionais desse ramo precisam estar sempre atualizados e atentos às mudanças do mercado imobiliário, bem como da economia.

E quais as áreas de atuação?

A possibilidade de atuar utilizando diferentes conhecimentos é um dos atrativos desse ramo do Direito. Mas afinal, quais as principais áreas de atuação? Segue uma lista com as principais.

  • Direito de família;
  • Locação;
  • Negociação de imóveis;
  • Relações condominiais;
  • Regularização e registro de imóveis;
  • Usucapião.

O especialista pode atuar em uma ou mais dessas áreas, tanto como advogado quanto como consultor (caminho que vem sendo seguido por muitos profissionais).

Como já foi citado, o direito imobiliário é um dos ramos do direito com maior crescimento tanto pelo mercado em que atua, quanto pelas possibilidades de atuação que traz. Se você se interessa pela área, buscar maiores informações sobre como se especializar certamente é o primeiro passo essencial para num futuro próximo atuar nesse ramo com tantas possibilidades.

A Escola Paulista de Direito tem cursos de especialização voltados ao Direito Imobiliário nas modalidades online e presencial, todos coordenados pelo professor Luiz Antonio Scavone Junior, uma das grandes referências da área no país. Conheça as opções abaixo:

– Pós-Graduação em Direito Imobiliário (Material e Processual) – Presencial

– Pós-Graduação em Direito Imobiliário Aplicado – Online

– Extensão em Locação de Imóveis Urbanos – Online

– Extensão em Direito Imobiliário – Online

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram